Dikas da Tété
Com pequenos, mas importantes truques para facilitar a sua vida na cozinha. Saiba como preparar, preservar alimentos e ingredientes.


Em Construção

- Comece comprando bons azeites no mercado, de preferencia virgens ou se puder extras virgens.
- Solte a imaginação e separe as ervas que deseja usar para aromatizar seus azeites, algumas ótimas opções são: Alecrim, alho, manjericão, louro, cebolinha, orégano, hortelã, manjerona, estragão e tomilho.
- Lave bem as ervas e deixe que sequem naturalmente, assim que estiverem secas você deve picar ou amassar com as mãos, para que o aroma seja liberado.
- Aqueça levemente o azeite, mas não deixe ferver ele deve ficar morno ou seja suportável ao toque.
- Em uma garrafa ou vidro com tampa, coloque um punhado das ervas (não exagere, um pouco basta) .
- Adicione o Azeite Morno com a ajuda de um funil e deixe descansar até voltar a temperatura ambiente.
- Feche bem o recipiente e deixe descansar por cerca de 7 dias em um local escuro, mas arejado dê uma mexida dia sim dia não.
- Nota: Neste caso usamos somente alecrim, alho e pimenta malagueta.
Como congelar ervas aromáticas
Conserve as ervas aromáticas em azeite e mantenha-as sempre frescas, para cozinhar, temperar ou decorar um prato. Saiba como congelar ervas aromáticas.

Com esta dica simples e prática, as ervas aromáticas conservam-se em azeite e mantêm toda a frescura e o tom verde. Siga o nosso passo-a-passo e prepare as suas receitas com ervas aromáticas conservadas em azeite.
Vai precisar de
Tesoura
Cuvetes de gelo
Ingredientes
Ervas aromáticas: coentros, salsa, cebolinho, salsa, tomilho, hortelã, manjericão
qb de azeite

Passo-a-passo
· Lave as ervas aromáticas e seque com papel absorvente. Coloque-as na cuvete de gelo (ocupe 2/3 de cada cubo)

· Cubra com azeite. Coloque película aderente e leve ao congelador

Congele no mínimo 12 horas
· Retire os cubos das cuvetes e guarde em sacos de congelação, devidamente identificados com o nome das ervas e a data de congelação.

· Agora já pode ter ervas aromáticas frescas sempre à mão!
Vem de longe o uso da conservar de alimentos. Existem muitos métodos de os conservar, e deles dependem, o tempo e qualidade dessa conserva.
Esta conserva ligeiramente picante (sem as sementes) tem um aroma e paladar muitíssimo agradável podendo até, alterar e realçar o sabor de uma receita.
As malaguetas deverão ficar totalmente submersas, se assim não acontecer, podem gerar o aparecimento de bactérias. Deve repor sempre mais azeite, conforme este for diminuindo.
Ingredientes:
200 gr de malagueta, vermelha e verde
1/2 litro de azeite virgem extra

Nota: Utilizar apenas malaguetas em perfeito estado de conservação, sem manchas ou outras marcas à sua superfície.
- Usar luvas para abrir e retirar as sementes das malaguetas.
- Cortar o pedúnculo e abrir ao meio, com a ponta de uma faca, faça uma leve pressão no topo e tente puxar o veio das sementes. Para limpar as sementes utilize uma pequena colher de café, assim, a película que segura as sementes sairá mais facilmente.
- Seguidamente lamine a malagueta no sentido do comprimento, não devendo ser demasiado fina para conservar mais tempo a sua estrutura.
- Evitar o uso de outro ingrediente, a não ser a malagueta e o azeite, que deve ser extra virgem de primeira qualidade, pois o PH é controlado e propicia maior garantia de conservação.
- Esterilizar os frascos para armazenamento da conserva.
- Não misture outra variedade de pimentas, para que a conserva mantenha as suas caraterísticas.
- Convém fazer pequenas quantidade para que possam ser consumidas em períodos de tempo mais curtos (6 a 8 semanas) mas no frigorífico.
- Após esse período de tempo aproximadamente, aconselhamos a eliminar a conserva existente.