Passeios e Viagens

Iluminações de Natal

Um passeio por Lisboa, à noite, registando em imagens únicas as iluminações de Natal que dão o toque de magia e encanto da época natalícia.  

Ascensor da Glória

Inaugurado a 24 de Outubro de 1885, faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto (Miradouro de São Pedro de Alcântara), através da Calçada da Glória.

Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tracção, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915, o segundo ascensor implantado na cidade das 7 colinas, foi electrificado.

Os carros utilizados eram de dois pisos, com bancos dispostos longitudinalmente. Actualmente, as duas cabines têm apenas um piso, mas mantém os seus bancos longitudinais.

Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso: Praça Restauradores - São Pedro de Alcântara
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª feira: 7h15 - 23h55 horas 6ª feira: 7h15 - 00h25 horas sábado: 8h45 - 00h25 horas domingo e feriado: 9h15 - 23h55 horas

Elevador de Santa Justa


O Elevador de Santa Justa foi inaugurado a 10 de julho de 1902. Trata-se de um trabalho do engenheiro Raoul Mesnier de Ponsard, com uma estrutura de ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana. Em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso: Rua do Ouro - Largo do Carmo

Horário de Funcionamento do Elevador de Santa Justa: Horário de Verão (13,14 e 15 de Abril e Maio a Outubro): 07h30 - 23h (todos os dias)Horário de Inverno (Novembro a Abril): 7h30 - 21h (todos os dias)

Horário de Funcionamento do Miradouro de Santa Justa: Horário de Verão (13,14 e 15 de Abril e Maio a Outubro): 09h - 23h (todos os dias)

Horário de Inverno (Novembro a Abril): 09h - 21h (todos os dias)

Tarifáfio: Bilhete Santa Justa - 5,15€ (adquirido a bordo, válido até 2 viagens, inclui acesso ao Miradouro);
Cartão Lisboa Viva, 7 Colinas ou Viva Viagem, carregados com títulos válidos na CARRIS;
Bilhetes dos circuitos Yellow Bus;
Bilhetes Lisboa Card.
Acesso ao Miradouro de Santa Justa:
Bilhete Miradouro de Santa Justa - 1,50€ (acesso apenas ao Miradouro, não permite fazer viagens);
Bilhete de Santa Justa;
Bilhetes dos circuitos Yellow Bus;
Bilhetes Lisboa Card.

Rua Augusta

A rua Augusta é a rua mais animada de Lisboa. fechada ao trânsito e pavimentada com calçada portuguesa, liga o Rossio à Praça do Comércio com várias lojas de marcas internacionais ao lado de outras mais antigas que ainda mantêm as fachadas originais.
Turistas misturam-se com artistas de rua, com vendedores de castanhas e até com os já conhecidos ciganos que se aproximam a oferecer óculos de sol e haxixe.
Pelo meio estão esplanadas e lojas turísticas, viradas para um arco triunfal que oferece uma vista panorâmica do topo.

Imperdível a visita e a subida ao Arco da Rua Augusta, onde vai ficar maravilhado com a simetria das ruas, da calçada portuguesa e com a vista extraordinária do Tejo. 

Passado o arco triunfal depara-amo-nos com a praça mais famosa do país está totalmente preparada para o receber, com vários pontos de interesse e uma altivez nobre inconfundível.

Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa, de visita obrigatória que obriga a paragem prolongada. A Praça do Comércio, mais conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço, já que era a zona do Paço da Ribeira até ao terramoto de 1755, é uma das maiores praças da Europa. 

Sendo a sala de visitas da cidade, permite aceder a vários pontos de interesse, que não pode deixar de visitar. As exposições e eventos no Pátio da Galé; as oportunidades fotográficas do Cais das Colunas; e a descoberta interactiva da cidade no inovador Lisbon Story Centre são apenas alguns dos motivos para se deixar deslumbrar pela beleza monumental desta praça.  

A praça que já recebeu alguns dos visitantes mais ilustres da cidade espera por si. Aproveite para descansar aos pés de D. José I e do imponente cavalo Gentil, da autoria de Machado de Castro: uma estátua equestre que ilustra tão bem o poder real, quanto a nobreza da raça lusitana. Faça da Praça do Comércio o seu ponto de descoberta de Lisboa.  

O monumento e estátua equestre de D. José I  em plena baixa de Lisboa, foi reconstruída após o Terramoto de 1775, a praça é o centro monumental da cidade.

O conjunto, com cerca de 14 metros de altura, ergue-se no centro da praça, composto pela estátua em bronze de D. José I, situada sobre um elaborado pedestal em pedra, com um medalhão representando o Marquês de Pombal.

Trata-se da primeira estátua equestre realizada em Portugal, sendo também, um dos primeiros monumentos escultóricos feitos na rua dedicados a uma pessoa viva. A relação da estátua com o Arco da Rua Augusta intensifica de modo espectacular a afirmação do poder real.

No seu pedestal, algumas alegorias representam a acção dos Portugueses na Europa e na Índia, ora com um cavalo pisando um guerreiro vencido, ora com um elefante derrubando um escravo.

Lisboa/Portugal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora